PROGRAMA EDUCACIONAL E PSICOTERAPIA

Por: Jerome CHIDAROM Psicoterapeuta na França e Romênia

A Mistura Fosfénica é uma técnica potente e eficaz de tratamento e aprendizagem terapêutica, tanto para crianças como para adultos.
Sou psicoterapeuta e conduzo cursos de formação na área de recursos humanos.
Deixe-me falar sobre alguns dos aplicativos que usei com pacientes.

No domínio da psicoterapia

Relaxamento profundo

Uso a mistura fosfénica com oscilações laterais da cabeça e o mantra ‘EELLEE’, para relaxar o paciente. O efeito relaxante é sentido imediatamente. Para aprofundar o efeito do relaxamento profundo e do estado modificado de consciência, uso as sete cores do arco-íris. Peço ao paciente que visualize as várias luzes, começando pela luz vermelha até a luz violeta. O paciente imagina que seu corpo está cheio de luz e irradia a cor correspondente (vermelho, laranja …) enquanto mistura cada cor de luz com uma frase específica:

Luz vermelha: sinto-me vivo, dinâmico e saudável;
Luz laranja: sinto-me harmonioso e irradio comunhão calorosa e benevolência em meus relacionamentos;
Luz amarela: estou acordado, espontâneo e criativo;
Luz verde: eu respeito a vida e a natureza;
Luz azul: estou calmo e perfeitamente tranquilo;
Luz índigo: sou sereno e sou invadido pela alegria mística;
Luz índigo: estou calmo e em paz, sinto-me conectado com a energia positiva de todo o universo.

Por fim, o paciente termina a sessão com o fosfeno estrelado: isto é, o paciente olha para a lâmpada enquanto move os olhos para cima, para baixo, para a direita, para a esquerda e na diagonal, passando pelo centro. O paciente, portanto, se sente transformado e percebe diferentes opções para resolver seus problemas.

No final da sessão, ofereço ao paciente um copo de água alcalina ionizada.

Desenvolva autoconfiança

Para desenvolver a autoconfiança, utilizo a Mistura Fosfénica com a cabeça antero-posterior balançando com a seguinte frase: “ Porque estou confiante, sou eu, existo, tenho direitos, expresso-me, sou responsável, sou poderoso, eu sou bom. “
Outro exemplo: “Posso direcionar meus pensamentos dizendo a mim mesmo que estou indo bem nos estudos para este exame.”

Por fim, o paciente termina a sessão com o fosfeno estrelado: isto é, o paciente olha para a lâmpada enquanto move os olhos para cima, para baixo, para a direita, para a esquerda e na diagonal, passando pelo centro. Obviamente, explico ao paciente o significado da frase que ele escolheu e que corresponde ao seu objetivo atual ou ao problema que deseja resolver.

Por exemplo: eu sou eu significa que tenho meus valores, minhas crenças e minhas necessidades para satisfazer. E cabe a mim fazê-lo, só por mim, entre outros, e não por outros, nem contra eles. Sou responsável pelo meu bem-estar, pelas minhas ações.

Eu sou poderoso significa que estou ciente de meus sentimentos, minhas emoções, meus pensamentos e que os expresso aqui e agora. Declaro o que penso e faço o que digo. Sinto-me consistente e harmonioso.

Tenho direitos significa que tenho o direito de existir, de ter necessidades, tenho o direito de expressar o que quero expressar, assumo o meu lugar, tenho o direito de amar e de ser amado incondicionalmente.

A Mistura Fosfénica cria um novo caminho neurológico; a mensagem fica impressa no cérebro e entra em ação por meio do fenômeno ideia-motivação. Durante a primeira sessão, o paciente imediatamente se sente confiante como se tivesse “mudado de pele” ou estivesse “usando roupas novas”.

Os pacientes podem praticar este exercício por conta própria, três vezes ao dia. Uma vez pela manhã, logo ao acordar, é o momento certo para fixar ou estimular a mensagem; uma vez à noite, antes de dormir, para comunicar ao cérebro o que ele precisa complementar durante o período regulamentar; e mais uma vez durante o dia para que a mensagem se torne inconsciente e automática.

Exemplo: Um estudante de psiquiatria está ansioso e tem medo de ser reprovado no exame, apesar do trabalho que gerou para aprender e revisar suas aulas. Uma única sessão de Conjugação Fosfénica deu-lhe “os ossos de um bom psiquiatra” que conhece os temas de que trata. A autoconfiança que ele desenvolveu o ajudou a passar no exame com sucesso.

Praticar respiração triangular ou quadrada reduz instantaneamente o estresse.

Em um aeroporto, uma mulher que espera a decolagem de seu vôo está ansiosa. Ele fuma um cigarro atrás do outro, anda incessantemente de um lado para o outro no corredor, pedindo constante e agressivamente ao funcionário da companhia aérea o horário de embarque, porque tem medo de perder o vôo de conexão. Em seguida, ela toma seu café, sentando ao meu lado, sugiro que pratique um pouco de respiração triangular para dissipar o estresse que está acumulando. Ela o faz, e um minuto depois, ela se sente mais calma, mais amigável. Ele me agradece e trocamos conversas interessantes sobre outros tópicos.

Uma criança descrita como hiperativa na escola.

Uma mãe me pergunta se eu posso ajudá-la a tratar seu filho de 8 anos, descrito como hiperativo por seus professores. Ele sempre fala com os colegas e não consegue ficar calmo. Ele está inquieto.
Eu o considero um cara inteligente, brilhante, espontâneo, um tanto rebelde.

Je start à faire le phosphène com lui et je lui demande de bien observador les forms et les couleurs des lumières qu’il voit se dérouler, les yeux bandés. Je lui demande de me faire une description à haute voix. O exercício se fait en trois fois et hard une dizaine de minutos.

Começo por fazer um fosféno com ele e peço-lhe que observe de perto as formas e cores das luzes que se sucedem, usando uma máscara de dormir. Peço a ele que os descreva em voz alta. Este é um poderoso jogo de concentração, pois durante todo o exercício ele fica fascinado pela dança das cores e todo o seu corpo permanece imóvel. Ele gosta desse jogo de mudança de cores.
A seguir, peço-lhe que repita em voz alta: “Estou calmo e relaxado” enquanto pratica a Mistura Fosfénica com os balanços ântero-posteriores da cabeça.
A princípio, ele repete essa frase em voz alta por um minuto, depois a repete mentalmente “em sua cabeça” por mais um minuto, e novamente em voz alta pelo terceiro, último minuto. O exercício dura cerca de dez minutos.

Sua mãe está presente durante a sessão e nota a mudança instantânea no comportamento do filho. Compre a lâmpada de bolso para que seu filho possa praticar mais exercícios por conta própria.

Aprendendo

Uma menina na quarta série não consegue memorizar certas leis e fórmulas matemáticas. Ele está errado todas as vezes. Seu pai, um diretor financeiro, não consegue ajudá-la a memorizar adequadamente.

Começo por fazer um Fosfeno com ela e depois peço-lhe que observe de perto as formas e cores das manchas de luz que aparecem no seu campo de visão enquanto usava uma máscara de dormir. Peço que você os descreva em voz alta. O exercício é repetido três vezes por uma duração total de cerca de dez minutos.

Em seguida, escreva a fórmula de forma clara, em letras grandes em uma folha de papel. Ele diz isso em voz alta. Ele fecha os olhos e tenta imaginar a fórmula escrita e a repete em voz alta.

Em primeiro lugar, foca a lâmpada durante trinta segundos e depois fecha os olhos enquanto recita e põe a fórmula no fosfeno.

Depois, foca a lâmpada durante trinta segundos, depois lê em voz alta a fórmula escrita, através do fosfeno, usando um segundo amplificador para a diminuir e poder lê-la.

A ação do Fosfeno aumenta a concentração e clarifica a memorização, tornando-a mais nítida, precisa. A Mistura Fosfénica cria uma nova via neurológica para o armazenamento de informações.

Continue o exercício com as outras fórmulas que ele precisa aprender, seguindo o mesmo protocolo. Depois da segunda semana, seu pai me elogia porque sua filha não erra mais nas leis de matemática e tem boas notas na escola.

Quanto a mim, não tenho dúvidas: a Conjugação Fosfénica é um método eficaz de aprendizagem, desenvolve autoconfiança, concentração, memorização, ajuda a recuperar os padrões regulares de sono e promove a cura.

Todas as noites, antes de ir para a cama e todas as manhãs ao acordar, pratico a Conjugação Fosfénica.
Sinto-me calmo e em paz o dia todo. Quando tenho que viajar e sofro de jet lag, a respiração rítmica e as oscilações da cabeça me ajudam muito a manter minha mente limpa e um alto nível de energia.

A minha filha usa a mistura fosfénica para melhorar os estudos de línguas estrangeiras e outras disciplinas. Frequenta a sexta série e acredita que os seus bons resultados se devem à prática da Conjugação Fosfénica. O meu filho está no quinto ano e desde que começou a usar a Mistura Fosfénica as suas notas melhoraram, em todas as disciplinas.

Protocolo educacional

1- Observação do Fosfeno com descrição das cores percebidas
2- Exercício de Mistura Fosfénica com frase positiva
3- Exercício de leitura pós-fosfeno
4- Teste de compreensão e memorização
5- ‘Estrela Fosfeno “: ou seja, o paciente focaliza a lâmpada enquanto move os olhos para cima, para baixo, para a esquerda, para a direita e segue uma diagonal que atravessa o centro
6- Ofereço ao paciente um copo de água alcalina ionizada
7- Eu forneço uma lâmpada para fazer exercícios em casa

Conclusão: Pela minha parte, pratico vários exercícios respiratórios, balanços de cabeça e imagens mentais todos os dias. Os meus filhos começaram a praticar e a introduzir o método de aprendizagem dos Fosfenos no seu círculo de amigos.
Com os meus pacientes, utilizo sistematicamente os fosfenos e forneço-lhes lâmpadas e algumas informações práticas, consoante a sua situação.