A MISTURA FOSFÊNICA

NA EDUCAÇÃO

O desenvolvimento da memória e da inteligência com a mistura do pensamento com os fosfénos.

Para uma aula de matemática, o aluno pensa na fórmula que estuda durante a presença do Fosfeno.

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM – PROBLEMAS DE MEMÓRIA
PROBLEMAS DE ATENÇÃO – DISLEXIA
DISORTOGRAFIA – ATRASO NA ESCOLA – TROPEÇO

Em 1959, o Doutor Francis LEFEBURE, então médico do serviço de saúde escolar, descobriu e analisou a ação dinamizadora da luz sobre todas as funções cerebrais. O seu método baseia-se nos “fosfénos”, ou seja, nas manchas multicoloridas que persistem na escuridão durante três minutos, após a fixação de uma fonte de luz durante cerca de trinta segundos.

A extraordinária descoberta do Doutor LEFEBURE é que A MISTURA DE UM PENSAMENTO SOBRE FOSFENO TRANSFORMA ENERGIA LUMINOSA EM ENERGIA MENTAL. Os FOSFÉNOS desenvolvem então a memória, a inteligência, a atenção, a criatividade e a intuição.

UM MÉTODO A PARTICULARMENTE ADEQUADO
TODAS AS FORMAS DE ENSINO

A aplicação do método é realmente simples e agradável: a criança passa o mesmo tempo nas aulas, mas para aprender de uma forma que ficará melhor gravada na memória e que será seguida de um aprimoramento do cérebro que persistirá entre as sessões.
Existe um método de aplicação para cada disciplina escolar: italiano, história, geografia, etc … Em matemática, o raciocínio é melhor estruturado e os dados do problema são melhor assimilados. O progresso e os resultados ilustram isso rapidamente. O cálculo mental é facilitado. Aprimoramento de habilidades críticas com expansão para novos pontos de vista. Aumento da ideação para um editorial ou narrativa. Para a aprendizagem de uma língua, os Fosfenos facilitam a memorização de novas palavras, construções gramaticais e permitem uma fácil aquisição do sotaque estrangeiro.

MELHORIA RÁPIDA DOS RESULTADOS DA ESCOLA

EM CRIANÇAS DE DEZ ANOS, A MELHORIA DOS RESULTADOS ESCOLARES É VISÍVEL EM UM MÊS.
A CRIANÇA aprende mais rápido, lembra das aulas e fica mais atenta na sala de aula. Os efeitos são sentidos desde a primeira sessão.

AUMENTO DA CAPACIDADE DE ATENÇÃO E COMPREENSÃO DE FORMA INDEPENDENTE
DO ESTÚDIO REALIZADO

Em Portugal, o Professor Cruz de Lisboa, nomeado pelo seu governo para aperfeiçoar os métodos pedagógicos do país, fez testes de atenção em grupos de crianças, antes e depois das sessões de mistura fosfénica. Assim, constatou-se que esta faculdade melhora a cada sessão e que, pela repetição desta por algumas semanas, à razão de cerca de meia hora por dia, a melhora na atenção persiste entre as sessões. Problemas específicos como DISTORTOGRAFIA, DISLEXIA e TROPEÇAS podem ser corrigidos em poucos meses, assim como os problemas de ATRASO ESCOLAR.

PROGRESSO ESCOLAR CONSIDERÁVEL

Ao longo de quase quarenta anos, o livro do Doutor LEFEBURE «Fosfénia na Pedagogia» tem permitido a milhares de crianças e alunos a promoção e a aprovação em exames, combatendo com eficácia o insucesso escolar. No contexto atual de problemas de ensino, cada vez mais pais estão se voltando para esse método, e vários professores também estão usando-o com considerável sucesso em seus cursos de reforço escolar.
“A Conjugação Fosfénica na Pedagogia” está na 21ª edição.

MÚLTIPLAS APLICAÇÕES PARA TODAS AS IDADES E PARA TODOS OS PROBLEMAS

Os alunos percebem que a assimilação é mais rápida e a compreensão melhorada. As ideias são mais bem estruturadas.

As pessoas que precisam RETOMAR O ESTUDO após um longo período de inatividade intelectual logo descobrirão que sua concentração melhorou, que memorizam mais assuntos melhor e que trabalham mais rápido.

Os adultos também se beneficiam com isso: a memória é estimulada, a auto-estima é aumentada e a criatividade desenvolvida. A resistência nervosa e física é aumentada, o que torna possível lidar com o estresse e as tensões. O Fosfenismo não é apenas um método que permite trabalhar com maior eficácia; é antes de tudo uma técnica que permite verdadeiramente a realização da personalidade, com toda a independência.

A ação de Mixing no sono é notável; muitas insônias foram curadas graças a ela: os sonhos se tornam mais coloridos, mais lógicos e mais conscientes.

O efeito sobre a vista é muito favorável, e mesmo particularmente eficaz, tanto para o cérebro como para a saúde dos olhos, se levarmos em conta os cuidados que indicamos, regras estabelecidas graças a mais de trinta anos de experiência em dezenas de milhares de casos.

Pessoas mais velhas obtêm rejuvenescimento cerebral com isso.

SEGUE : exemplos COM ANIMAÇÕES

A MISTURA FOSFÊNICA

NA EDUCAÇÃO

Desenvolvimento de memória e inteligência
com a mistura do pensamento com os fosfénos.

 

O FOSFENO PEDAGÓGICO
1ª parte.

Em animação

A duração das diferentes fases (cores) do Fosfeno foi reduzida para não sobrecarregar desnecessariamente o download da animação.

Il Mixaggio Fosfenico in Pedagogia

COMO FAZER UM FOSFENO?

Obtém-se um fosfeno fixando durante cerca de 20 segundos uma lâmpada branca do tipo “luz do dia”, colocada a dois ou três metros de distância. Essas fixações breves não cansam os olhos em nada e, na verdade, constituem uma excelente ginástica ocular. No escuro, o Fosfeno surge sob a forma de uma mancha de cores mutáveis, que dura três minutos.

As cores do Fosfeno.

Após desligar a lâmpada fosfénica:
– fase verde curta
– por 1 minuto de amarelo rodeado por uma borda vermelha
– no minuto seguinte, a cor dominante do fosfeno é vermelho / rosa
– no 3º minuto o fosfeno é azul

Nota: o Fosfeno útil em pedagogia pode durar de 3 a 4 minutos dependendo da pessoa e pode estar sujeito a breves eclipses.

DEFINIÇÃO:

os fosfenos são todos sensações luminosas subjetivas (definição do dicionário LITTRÉ). Eles correspondem ao que os oftalmologistas chamam de imagens de persistência da retina, imagens de remanência ou pós-imagens.

GENERALIDADE:

os fosfenos são um método maravilhoso de análise de qualquer ação no cérebro. Eles nos permitem determinar, com certeza, o que é favorável ou desfavorável ao bom funcionamento do cérebro e do indivíduo em geral.

Quando associamos os FOSFÉNOS a qualquer exercício tradicional ou a qualquer exercício moderno de desenvolvimento pessoal, multiplicamos os efeitos em considerável proporção. Desta forma, alcançamos o desenvolvimento da memória, atenção, inteligência, iniciativa e criatividade, o que o torna uma excelente ferramenta pedagógica.

Os Fosfenos são um autêntico acelerador dos processos mentais. Eles nos permitem ter uma ação direta sobre o nosso pensamento, sobre o seu conteúdo, sobre a sua qualidade, sobre a sua organização, otimizando assim o desempenho da reflexão e de qualquer trabalho intelectual.

Os fosfénos estiveram na origem de todas as descobertas do Doutor LEFEBURE.

Os FOSFÉNOS são constituídos sobretudo por movimentos e ritmos. Agora, movimentos e ritmos formam a própria definição de energia. Essa energia corresponde aos ritmos do cérebro. Os Fosfenos são o reflexo amplificado do funcionamento do nosso cérebro. Eles nos mostram com grande precisão como nosso cérebro funciona e o trabalho rítmico de seus dois hemisférios.

Atenção, memória, reflexão são funções da regularidade da alternância cerebral.

PRINCÍPIO DE MISTURA FOSFÊNICA

Só a realização dos Fosfénos não desenvolve nada, ou quase nada, no plano mental, só a Conjugação Fosfénica amplia o conjunto das faculdades cerebrais. “Misturar” significa misturar.

A Mistura Fosfénica consiste em misturar um pensamento com o Fosfeno.

Esta mistura ocorre ao longo do tempo (mantendo um pensamento preciso escolhido previamente durante a presença do Fosfeno), ou simultaneamente no tempo e no espaço (localizando a imagem mental visual ou auditiva no Fosfeno). Este segundo modo de operação é mais eficaz, mas mais difícil.

Para obter resultados reais no desenvolvimento das capacidades mentais, é necessário associar os FOSFÉNOS ao nosso trabalho quotidiano, aos nossos estudos ou ao nosso tema de reflexão.

A MISTURA FOSFÊNICA

NA EDUCAÇÃO

Desenvolvimento de memória e inteligência
com a mistura do pensamento com os fosfénos.

 

LEITURA SOB O FOSFENO
2ª parte.

As técnicas Fosfénicas trazem elementos que podem resolver muitos problemas, como puderam constatar todos os alunos que utilizaram o método da Conjugação Fosfénica. Têm tantas vantagens que os Fosfenos fazem agora parte integrante da sua vida, porque a sua acção é rápida, profunda e duradoura.

A leitura sob os fosfenos dá resultados muito interessantes em pouco tempo. Misturar um pensamento com o Fosfeno permite aumentar a atenção e, consequentemente, a memória. O texto é, portanto, melhor assimilado. O FOSFENO actua também na compreensão.

Il Mixaggio Fosfenico in Pedagogia

Leitura sob o Fosfeno.

A leitura sob o fosfeno faz-se com os olhos abertos, visto que o fosfeno pode ser percebido tanto com os olhos abertos como com os olhos abertos.

Haverá duas lâmpadas, uma para fazer os fosfenos, com uma lâmpada especial “diurna” e outra, um simples candeeiro de secretária, para iluminar o texto, porque no início o fosfeno é bastante intenso e pode atrapalhar a leitura.

Ao ler sob o Fosfeno perceber-se-á melhor as ideias principais, bem como as ideias-chave e ideias-conexão. O significado do texto é melhor compreendido como um todo. O nível do texto é melhor assimilado e os diferentes elementos são encontrados com muito mais facilidade. Ao longo dos dias, desde que leiam todos os dias sob os fosfenos, os alunos vão percebendo que aprendem mais rápido e memorizam melhor. Os boletins escolares são muito afetados e os professores estão impressionados com a melhora nos resultados.

Os resultados são particularmente notáveis ​​quando as crianças estão habituadas a trabalhar com os fosfenos. Professores que utilizam o método Fosfénico em cursos de recuperação escolar contam-nos que os pais são os primeiros a se maravilhar com os resultados e que “ficam maravilhados” tanto progresso é evidente.

A Conjugação Fosfénica permite fazer desaparecer os problemas da dislexia e da disortografia, porque estas últimas se devem ao fato de as crianças serem obrigadas a tomar atitudes, hábitos que não correspondem aos seus ritmos cerebrais. Graças aos FOSFÉNOS são muitos, tanto crianças como adultos, que conseguiram resolver eficazmente estes problemas, que são muito difundidos e muitas vezes persistem na idade adulta quando não são tratados.

Devido ao contributo da energia cerebral proporcionada pelo Fosfeno, a leitura sob Fosfenos é o único método que permite: – aumentar a velocidade de leitura e, portanto, de estudo – aumentar a capacidade de memória – e, muito importante, facilitar a compreensão do conteúdo do que foi estudado.

Para obter mais informações, consulte o conjunto i-box “The ABC of Phosphenic Mixing”.

A Mistura Fosfénica consiste em misturar um pensamento com o Fosfeno.

A MISTURA FOSFÊNICA

NA EDUCAÇÃO

Desenvolvimento de memória e inteligência
com a mistura do pensamento com os fosfénos.

 

ARMAZENAMENTO EM FOSFENO Mistura Fosfénica
3ª parte

(*) Em 1959, o Doutor Francis LEFEBURE, então médico do serviço de saúde escolar, descobriu e analisou a ação dinamizadora da luz sobre todas as funções cerebrais. O seu método baseia-se nos “fosfénos”, ou seja, nas manchas multicoloridas que persistem na escuridão durante três minutos, após a fixação de uma fonte de luz durante cerca de trinta segundos.

Depois de ler uma passagem ou um capítulo, faça o Fosfeno e depois, no escuro, desde a fixação da lâmpada para não perder tempo, comece a repensar o que acabou de estudar.

Depois de fazer o Fosfeno, coloque a máscara sobre os olhos; durante a presença do Fosfeno, pense um pouco sobre o que acabou de estudar, isso terá por efeito ajudá-lo a memorizar o trecho que leu.

*: a título de exemplo de mistura no Fosfeno, o texto que se desenrola é o desta página (em francês).

Il Mixaggio Fosfenico in Pedagogia

A mistura de um pensamento de Fosfeno chama-se Mistura Fosfénica.

Muitas pessoas gostam de ler com o sol brilhando forte no livro.

Normalmente, quando se lê numa sala, a luz é na maioria das vezes indireta ou muito distante do texto, ou muito fraca para permitir a formação de um Fosfeno, enquanto o reflexo da luz do Sol em um livro produz um Fosfeno para o seu reflexo na Página Branca. .

Dr. Lefebure fez a seguinte observação em uma idade muito jovem:

“Até os 12 anos fui um desastre na escola e sofri muito moralmente. Cheguei a tal ponto que aos onze anos o professor queria me expulsar da escola para sempre e consegui ficar sozinho graças à intervenção enérgica de minha avó. Pois bem, depois das férias da Páscoa do meu décimo segundo ano, tornei-me subitamente um bom aluno, e de uma forma tão surpreendente que os meus companheiros me carregaram em triunfo para o pátio. Mais tarde, sempre estive entre os melhores da ciência.

Então, o que aconteceu naquelas famosas férias da Páscoa? Tínhamos nos mudado. Eu morava em um apartamento onde nunca havia sol. O novo apartamento estava lindamente ensolarado e eu adquiri o hábito de ir trabalhar muitas vezes com o sol no livro, embora alguns dissessem que eu machucaria meus olhos. Bem, não foi nada disso, pelo contrário, foi a partir desse momento que me tornei um bom aluno. Creio que aqui está algum elemento precursor da minha investigação sobre os fosfenos. “

Você notará que entende melhor um texto e o memoriza melhor se ele estiver bem iluminado. Se for com lâmpada, deve-se ter certeza de que está em um refletor de metal profundo, para não haver raios diretos nos olhos. Se você iluminar o texto com o sol, precisará girar três quartos para que apenas o livro seja iluminado.

“Depois disso, sempre estive entre os melhores da ciência e saí entre os primeiros do P.C.N. (Física, Química e Ciências Naturais), ano preparatório para Medicina na época, embora fôssemos mais de quatrocentos candidatos naquela sessão e eu estivesse entre os mais novos (17 anos). “

Nem todo mundo tem a sorte de viver em uma região muito ensolarada, e para estimular a função fosfénica durante o estudo pode-se usar com vantagem a lâmpada fosfénica do Dr. Lefebure, colocando-a perto de você e um pouco acima do livro ou do texto, para não ser perturbado pela lâmpada. O que nos interessa aqui é aproveitar o reflexo da luz nas páginas, obtendo assim os fosfenos constantemente sem ter de nos preocupar com eles. A leitura é então feita de forma absolutamente normal. A única diferença é uma iluminação de texto muito melhor. Mas que diferença!

Mas tome cuidado, não é porque você mora em uma área ensolarada que você se tornará necessariamente mais inteligente ou terá um melhor sucesso nos estudos. Porque tudo isso é apenas uma questão de contexto. FAZENDO FOSFENOS SIMPLESMENTE NÃO DESENVOLVER NADA, ou pelo menos quase nada. É imprescindível a mistura do pensamento com o Fosfeno (mistura) que permite o desenvolvimento da memória e da atenção. É claro, porém, que em uma região ensolarada é mais fácil fazer essas “mixagens”, mesmo que de forma não intencional.

Para obter mais informações, consulte o conjunto i-box “The ABC of Phosphenic Mixing”.

TEMPOS DE PRÁTICA E DURAÇÃO DAS SESSÕES

Não há limite para o número de fosfenos que podem ser feitos durante a sessão de trabalho. Muitos alunos praticam por várias horas consecutivas sem o menor esforço, ao ritmo de uma fixação a cada cinco, dez ou quinze minutos, dependendo do tipo de estudo. Para uma criança basta fazer todo o trabalho de casa e aprender as lições do fosfeno para que os resultados escolares melhorem rapidamente.

Alunos e adultos freqüentemente estudam por várias horas seguidas devido ao tamanho dos programas. Para eles bastará associar os Fosfenos ao estudo, o que economiza tempo e acumula considerável energia no pensamento e no sistema nervoso. Portanto, durante o estudo serão feitos o maior número possível de fosfénos.

A Fosfeno-pedagogia não é apenas um método que permite um trabalho mais eficaz: é antes de tudo uma técnica que permite uma expansão autêntica da personalidade.

Por isso, o Dr. Lefebure destacou duas áreas de aplicação distintas: de um lado o estudo das técnicas rítmico-fosfênicas e, de outro, o método pedagógico, desenvolvido em seu livro The Phosphenic Mixing in Pedagogy, método pelo qual recebeu a Medalha de ‘Silver no Brussels Inventors Show em 1975.

Incompreendidas por muito tempo, as fixações das fontes de luz passaram por um ritual simples do qual algumas tradições e práticas acabaram esquecendo o significado e a importância. Porém, não se trata de utopia ou mesmo de crenças, um simples retrocesso para se tranquilizar. A experiência iniciática começa agora, ou seja, faz parte da vida. Enriquece a vida porque dá “novos” meios para compreendê-la. Já não é uma esperança vã, mas envolve um número importante de recaídas na vida diária. E você pode ver por si mesmo, se realmente quiser. O Dr. Lefebure deu os meios. A Conjugação Fosfénica na Pedagogia é certamente a melhor dádiva que esta deu à humanidade! Depende de nós podermos usá-lo …

Freqüentemente, os antigos diziam: “A luz é uma fonte de conhecimento”.
Hoje, graças ao trabalho do Dr. Lefebure, entendemos o porquê.

Equivalente de Mistura Fosfénica: Mistura de Zumbido

MISTURA FOSFÊNICA

NA EDUCAÇÃO

Desenvolvimento de memória e inteligência
com a mistura dos pensamentos com os fosfénos.

 

A MISTURA ACUFÊNICA
Equivalente auditivo do fosfeno

A mistura de zumbido consiste em misturar os pensamentos (dever de casa, aulas, preocupações, etc.) com o zumbido fisiológico.

Observação: o zumbido patológico não tem utilidade e também é prejudicial.

O zumbido equivale ao Fosfeno em termos de audição. Esses “fenômenos” possuem as mesmas propriedades do ponto de vista do desenvolvimento da ideação e da criatividade. A vantagem é que uma criança ou estudante incapaz de trabalhar com os fosfenos pode obter os mesmos benefícios com a prática diária e fácil do zumbido.

Il Mixaggio Fosfenico in Pedagogia

Tradução do texto de rolagem em animação: O zumbido fisiológico equivale aos fosfenos, mas a nível auditivo.

O zumbido não é difícil de perceber. Basta tampar as orelhas, pressionando com o dedo indicador sobre o trago, a pequena cartilagem próxima aos canais auditivos, ou inserindo o índice nestes dutos, para melhor percepção do zumbido fisiológico.
A mistura de zumbido tem as mesmas propriedades que a mistura fosfénica.

Aprenda tapando os ouvidos.

Muitas crianças fazem isso espontaneamente para aprender.

Ao tapar os ouvidos, você não apenas se isola dos ruídos do ambiente, mas, acima de tudo, escuta o que acontece dentro de você.
O que é percebido e sentido em primeiro lugar são as pulsações do batimento cardíaco. Então é percebido um zumbido, sibilo ou assobio: diferentes aspectos do ruído devido à circulação do sangue, amplificado pelo crânio. Esse é o fenômeno que as crianças sentem ao colocar uma concha no ouvido, dizendo que estão ouvindo o barulho do mar. Este é o zumbido fisiológico.

É possível combinar a Mistura de Zumbido e a Mistura Fosfénica.

Para obter mais informações, consulte o conjunto i-box “The ABC of Phosphenic Mixing”.

Alunos, agora vocês sabem a chave do sucesso e precisarão
simplesmente de um bulbo fosfénico, luz do dia.
(observação: para sua segurança, nunca use nenhum outro tipo de lâmpada).
Não espere, coloque em prática
sem hesitar a Conjugação Fosfénica.