Carma
CARMA E FOSFENISMO

As técnicas iniciadáticas não têm nada a ver com a psicanálise. Efetivamente, esta última focaliza-se sobre tudo o que é patológico.

CARMA

O carma, cuja raiz sânscrita significa «ação, ato», é um termo que designa o ciclo das causas e das consequências ligadas à existência dos seres vivos.

O carma é a soma do que um indivíduo fez, está a fazer ou fará. Os resultados destas ações chamam-se carma-phala. O carma não é um mecanismo de punição ou de vingança, mas uma espécie de escola da vida, suposta permitir aos indivíduos a compreensão dos mecanismos da evolução evoluindo para um estado superior.

Nas religiões que incorporam os conceitos da reincarnação ou do renascimento, os efeitos destes atos carmicos refletem-se sobre as diferentes vidas de um indivíduo. Por conseguinte, o carma torna, os seres responsáveis das suas ações e da incidência que pode ter sobre os outros.

A lei do carma é um conceito central em numerosas religiões dharmiques, como o hinduísmo, o sikhismo ou o budismo. Cada ser é responsável pelo seu carma e por conseguinte da sua saída do samsara ou ciclo de reincarnação.

As primeiras referências ao carma teriam a origem nos Upanixades.

O conceito de carma pode igualmente ser encontrado nos movimentos esotéricos ocidentais, como o movimento da Rosa-Cruz ou a Teosofia.

O conceito do carma pode agradar aos ocidentais aos religiosos ou espiritualistas. O facto que a virtude seja recompensada, contrariamente ao pecado, não é tão afastado das crenças cristãs e pode parecer mais lógico que o conceito da danação eterna. Do mesmo modo a noção de maus carmas acumulados não é tão afastada da noção de pecado original.

O Doutor LEFEBURE, médico e investigador francês, compara os mecanismos do carma ao funcionamento do coração:
«Devemos fazer o esforço voluntário de dar, o regresso faz-se passivamente o que a filosofia hindu chama o carma. Como o trabalho do coração, é uma bomba que bombeia não aspira nem repele e é a força do sangue lançado que empurra o que está à frente, provocando o regresso ao coração pelo circuito da circulação, da mesma maneira que não precisamos tomar consciência do detalhe dos mecanismos do carma que nos traria infalivelmente as consequências dos nossos atos.» (Consultar: Universo Energia FOSFÉNICA n°2)

Yoga das boas ações (ou carma yoga) constitui um meio evidente para não acumular o mau carma. No entanto, deve ser acompanhado de boas intenções. As diferentes tradições hinduístas ou budistas definem a meditação e o trabalho sobre si como salvadores. Estas técnicas iniciáticas propõem ajudar os indivíduos a escapar ao ciclo das reincarnações desembaraçando-se dos maus carma.

Foi assim que o Dr. LEFEBURE, médico e investigador francês elaborou o que chamou o «yoga cientificamente melhorado»: o Fosfenismo.

Em especial, inventou o Girascópio, um aparelho baseado principalmente nos moinhos de oração dos Tibetanos mas também das danças giratórias dos dervixes. O Girascópio permite uma espécie de centrifugação da alma pela meditação girascópica. Num centrifugador, os elementos pesados acumulam-se na periferia e pela reação os elementos mais ligeiros encontram-se concentrados no centro do aparelho. O Girascópio tem uma ação similar sobre os pensamentos do indivíduo, rejeitando com força os mais pesados e concentrando as mais subtis. Um potente efeito de purificação da consciência é assim produzido, constituindo um meio de escapar à lei do carma.

A meditação Girascópica toca as camadas mais profundas do psiquismo humano, ao contrário da psicanálise que afeta unicamente as camadas superficiais.

As técnicas iniciáticas não têm nada a ver com a psicanálise. Com efeito, esta última focaliza-se sobre tudo o que é patológico. Ora, é claramente mais interessante fazer vir à consciência algo de mais elevado. Uma pessoa apaixonada vê «a vida cor-de-rosa» e não pensa mais nos seus problemas. Este processo é salvador. O espírito tem uma direção positiva o que gera um estado de consciência mais elevado.

Inversamente, a focalização sobre uma ideia negra gera um estado de consciência negativo, que com o tempo se transforma em depressão. Graças às técnicas FOSFÉNICAS, encontramos o caminho dos sonhos, um processo salvador e transcendente.

© Fosfenismo - Extrato de «Universo Energia Fosfénica».

FOSFENISMO - Escola do Dr. LEFEBURE
Pratique também o Fosfenismo.

Faça o download GRATUITAMENTE

«UNIVERSO ENERGIA FOSFÊNICA»

e aprenda a transformar
a energia luminosa em energia mental.