DESENVOLVIMENTO PESSOAL

OS BALANÇOS: Há milénios, que os balanços são praticados a um nível muito elevado em várias tradições e ensinos iniciáticos, com o objetivo de provocar o desperto da consciência.


OS BALANÇOS: Há milénios, que os balanços são praticados a um nível muito elevado em várias tradições e ensinos iniciáticos, com o objetivo de provocar o desperto da consciência.
A tradição dos balanços encontra-se em todos os cultos e em todas as religiões. Constata-se igualmente na religião judaica, na religião muçulmana, na tradição sufis, na prática diária de «sanyasin» (renunciantes) da Índia, mas também na Ásia, por exemplo na religião Xintoísta (Japão), na China, nas práticas taoistas e nas tradições populares chinesas. No Egito, os arqueólogos encontraram, em túmulos que datam da época de Akhenaton (Amen-hotep IV, século XIV antes da nossa era) pinturas murais que representam dançarinas que fazem balanços provavelmente rituais. Só a religião católica moderna perdeu esta prática.

Paralelamente a esta prática universal dos balanços, existe outro ponto comum com os rituais religiosos, as iniciações de todos os tipos de investigações místicas: a fixação de fontes luminosas.

Por exemplo, um fogo para os Zoroastrianos, uma chama para os Tibetanos, o sol ou a lua nos cultos solares e lunares. Ou ainda, o reflexo do sol sobre a água para o chefe religioso africano; ou, como Nostradamus, o reflexo da lua sobre uma bandeja de prata, quando queria provocar fenómenos vidência e transmiti-los a Catarina de Médicis. Na iniciação aos Mistérios de Elêusis, de onde saíram todos os grandes homens da Grécia Antiga, que foram filosóficos, matemáticos ou poetas, fixavam uma tocha, fechavam os olhos com uma venda ocular e pensavam numa espiga de trigo. No culto católico, acende-se um círio para rezar. No culto ortodoxo, o padre balança-se rezando e fixa a chama do círio.

Encontramos igualmente esta utilização rudimentar e instintiva nos videntes que colocam uma vela perto de uma bola de cristal. Aí também obtemos um fosfeno pela reflexão da luz, a bola amplifica a luz da vela fazendo lupa. Como toda a luz refletida é mais ou menos polarizada, é o que explica os momentos de vidência (consultar o livro: A chave das manifestações sobrenaturais. Tal como o «espelho mágico» que não tem nada de mágico, fora do seu poder de reflexão. Poderíamos assim continuar a citar centenas de exemplos que se conjugam perfeitamente, sem entrar em considerações delicadas. Através do estudo dos textos, das religiões, dos cultos e das tradições, cada investigador ficará surpreendido ao constatar a imensa participação dos fosfenos a nível do desenvolvimento da humanidade.

Parece que quem apreendeu a importância do papel dos fosfenos no desenvolvimento dos indivíduos, tendem a dissimulá-lo. Por exemplo a proibição, sob pena de morte, de divulgar a iniciação dos Mistérios de Elêusis; ou ainda, as perseguições cujos taoistas foram vítimas por parte dos senhores que queriam impedir que estes conhecimentos se divulgassem. Além disso, muitos comentaristas sublinharam que lendo a Bíblia, imparcialmente, apercebemo-nos que Cristo foi condenado à morte por causa da divulgação do segredo. Acrescentamos: a divulgação do segredo relativo à ciência dos fosfenos. Por outro lado, o fenómeno dos fosfenos nunca tinha sido estudado até então, devido ao que o Doutor LEFEBURE chamou o sentimento de evidência.O Fosfeno aparece como um fenómeno tão evidente que esquecemos fazer as perguntas mais elementares.


EXEMPLO:

BALANÇO LATERAL: Desenvolve a intuição. Reforça a personalidade, o que permite evitar a exposição ao stress.

BALANÇO VERTICAL: Favorece os sonhos a cores e de ascensão. Desperto no sono, sonho dirigido. Extensão de consciência, facilita o que certos chamam «O Paraíso perdido», ou seja o mundo noturno Desdobramento mental e astral. Viagem astral.

BALANÇO ÂNTERO-POSTERIOR: Transformação do sonho em ação concreta. Permite fazer sonhos, durante os quais a pessoa recebe conselhos para a sua própria evolução pessoal.

BALANÇO em 8: Permite adquirir maior força de caráter e uma certa clarividência sobre o nosso caminho de vida.

BALANÇO em HEMI-CIRCUNDUÇÃO (ou Balanço de ferradura): Sonho iniciático (sonho durante o qual o individuo recebe conselhos sobre os exercícios que deve praticar para chegar rapidamente a um desenvolvimento interno).

BALANÇO em ROTAÇÃO: Desenvolvimento do magnetismo. Tomada de consciência e desperto das chacras.